sábado, 3 de dezembro de 2011

Eu protesto!!

Primeiramente, eu preciso confessar que eu estava morrendo de saudades do nosso Dark Dot e seus leitores. E estou muito feliz e animada por estar voltando a escrever aqui.

Segundamente trazer um assunto que definitivamente me interessa. Protestos.

Realmente um assunto que tem minha total atenção. Esse ano de 2011 ficou marcado pelos protestos em várias partes do mundo.

Reivindicações sociais, justiça econômica, acesso ao trabalho... Isso vem sendo cobrado com uma frequência cada vez maior.

De toda essa onda de protesto, a que mais me chama a atenção são os protestos no Mundo Árabe. A Primavera Árabe (conjunto de manifestações realizadas com objetivos de questionar os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio como: Tunísia, Egito, Líbia, Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Síria, Arábia Saudita, Bahrein, Marrocos, Sudão e Omã. Apesar do nome, nem todas as nações afetadas são parte do Mundo Árabe).

Locke já afirmava: “todo povo submetido à tirania de um governante tem direito de se rebelar

A população começou uma onda de protestos e manifestações.

E essas manifestações trouxeram grandes resultados. Três chefes de Estado já foram derrubados. O presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, fugiu para a Arábia Saudita em 14 de Janeiro, na sequência dos protestos da Revolução de Jasmim. No Egito, o presidente Hosni Mubarak renunciou em 11 de fevereiro de 2011, depois de 18 dias de protestos em massa, acabando seu mandato de 30 anos. Na Líbia, o presidente Muammar al-Gaddafi, morto em tiroteio após ser capturado no dia 20 de outubro e torturado por rebeldes, morrendo com um tiro na cabeça.

Essa é a parte que eu penso ser a melhor. A evolução, a conquista. A parte que me chateia profundamente são as tragédias que todos esses protestos causaram. Mortes, mortes e mais mortes. Só no Egito mais de 800 mortes nos 18 dias de protestos, mais de 5 mil feridos.

Bom, não foi só isso. Protestos estudantis chilenos, enfrentamentos na Grécia, acampamentos em praça pública na Espanha. Protestos. Protestos. Protestos. Em diversas partes do mundo. Pessoas e mais pessoas se organizando da forma que podem, inclusive por redes sociais, para irem às ruas.

Eu acho sim, já passou da hora de as pessoas se movimentarem e lutarem por aquilo que acham certo, e você? Você acha?

Espero que se sintam a vontade para opinar aqui. Até o próximo post, galera.


4 comentários:

  1. ja to seguindo

    retribui nesse blog

    http://mafia-net.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Seguindo.
    Eu protesto contra os protestos

    http://doamossangue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho interessante o levante do povo, porém essas mudanças não alteram a esquematização do sistema social nos vários países em que ocorreram, claro que há uma pequena mudança de direção no rumo do progresso, mas mudança de verdade seria feita por uma verdadeira revolução e não por movimentos reformistas...

    ResponderExcluir
  4. Sim, sim. Um processo pelo qual temos que passar. O triste é, se somente nesses movimentos tantos morrem, uma revolução mataria quantidades absurdas. Até porque, quanto mais demorar a revolução, mais sangrenta ela será.

    ResponderExcluir

Não tenha vergonha, dê sua opinião!