quarta-feira, 9 de março de 2011

Pressão

Oi galera, estava dando uma olhada no meu post sobre ser Sozinho e me senti inspirada á fazer outro. Não sobre o mesmo assunto, claro. Não sou do tipo "força barra". Queria falar com vocês sobre as pressões constantes que sofremos.
Neste feriado eu fui assistir ao Cisne Negro no cinema, e me deparei com uma verdade que muitas pessoas vivem, retratada nas telonas (Frase cliché, mas tudo bem). Não, eu não estou dizendo que têm muitas pessoas que acham que são cisnes e que se matam para deixar a apresentação perfeita (Opa! Contei o final do filme. Desculpa...), estou dizendo que existem muitas pessoas que acabam surtando por conta da pressão. Pressão em ser o melhor, pressão em ser melhor que o melhor, pressão em ser perfeito.
Deus! É muita pressão!
Quem nunca se sentiu como a mulher da foto acima? Todas as pessoas já se sentiram pressionadas, sem exceções. Pressionadas até para não se sentirem pressionadas (Entendeu? Espero que sim). Trabalhadores já se sentiram pressionados para trabalharem melhor, ganhar mais, sustentar melhor a família, conseguir o cargo que almeja. Estudantes (Estou falando daqueles que estudam mesmo, e não das pessoas que vão para a escola ocupar espaço) já se sentiram pressionados em tirarem melhores notas, mesmo que aquilo os esgotasse até o limite, pressionados também em terem muitos amigos, em seres melhores pessoas, em orgulharem os pais. Falando em pais, estes também sofrem tanto quanto colocam pressão, os pais precisam educar os filhos, precisam que eles sejam os melhores em tudo (Olha a pressão aí de novo gente), precisam que eles sejam cidadãos, precisam que eles sejam perfeitos, por que senão a sociedade cai matando.
No meu ponto de vista, a pressão é algo que pode enlouquecer, mas a falta dela também enlouquece. Existe pior sensação do que aquela de saber que ninguém espera nada de você? Por isso, eu acho que a pressão é algo que nos faz crescer, mas também é a nossa perdição. Assim como a dor.
Uma vez meu professor de história disse que o ser humano só evolui na dor, e ele não poderia estar mais correto. Nós crescemos nas dificuldades, viramos seres humanos melhores, mais inteligentes, mais astutos. Mais “chumbados” pela vida. Mais sábios.  
É isso aí! (Não sou feminista em, sou só do tipo que procura igualdade, enfim...)
Eu ás vezes me sinto pressionada, mas eu uso a pressão ao meu favor. Ás vezes, é óbvio, eu surto. Mas como o robozinho que sou, acabo escondendo (Tem coisas que não são necessárias contar) e crescendo. Deixo isso como um conselho, use a pressão a seu favor. É claro que muitos não conseguirão agüentar, mas tente, segure as pontas. Cresça, alcance seu objetivo e depois mostre para a pessoa que te colocou pressão que você foi ainda melhor do que ela esperava.
Por isso eu digo e repito: A pressão quase mata (Isso se você não se matar por conta dela, né Natalie Portman.), mas fortalece.
É isso galera, pensem e cresçam. Sem pressão (Desculpem o trocadilho).
Até mais!
Juliana. (A partir de agora vou sempre por o meu nome abaixo do post, porque mesmo tendo ele ali em baixo, as pessoas ignoram e não sabem quem foi o verdadeiro autor.)

Um comentário:

  1. ficou muito bom isso
    parabens

    http://www.leandrodemorais.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não tenha vergonha, dê sua opinião!